segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ética cristã: uso e abuso da língua.

Pr. Silvio Romero.
Compromisso com a verdade.



*Testemunho.
Certo homem de DEUS teve uma revelação, que nos leva a refletir como estou usando minha língua?!
Sobre a revelação ele pregava:


 “Venho por meio desta mensagem, advertir muitos cristãos a modificarem o seu modo de vida, porque através do ESPÍRITO SANTO de DEUS! Numa visão (revelação divina) contemplei! Muitas pessoas com a bíblia na mão caminhando para o inferno, que é o abismo sem retorno, por causa do mau uso da língua, a maledicência. Eu me preocupei em avisar os humildes de coração a fim de despertar os servos do Senhor a sair do erro.

*Não ter cuidado com o que se fala pode levar p/ o inferno?

Veja a cena de tortura que relata a coreana na visão que Jesus lhe mostrou do inferno, pessoas sendo atormentadas por causa do abuso da língua.


FALANDO SEM CUIDADO OU AMOR
Jesus disse: Em Meu nome diga para aqueles que machucam o coração de outras pessoas usando suas palavras, que eles não devem machucar ou ferir seus irmãos e irmãs em Cristo. Eles não devem dizer coisas descuidadosamente.

A PENALIDADE POR MENTIR..

O castigo eterno para os mentirosos…segundo a visão da artista.


 Abuso da língua.


Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.

Respeito pela vida humana.
"Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida (assassino) tem a vida eterna permanecendo nele."  (I João 3 : 15)


O sexto mandamento estabelece a santidade da vida, proibindo sua destruição. Não somente isto, mas expressa também , o princípio fundamental que deve regulamentar as relações humanas, a saber, o respeito ao semelhante e a si próprio.


 Estudando o mandamento a luz dos ensinos de Jesus, veremos que ele não se limita a proibir o homicídio, mas abrange também as inclinações do coração, que pode levar o homem a sua pratica, por isso que ninguém deve abrigar maus sentimentos contra o próximo.


A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. PROV 18.21

A vida está no poder da minha língua. 
Falo palavras de vida Logo devo:


*Pensar antes de falar qualquer coisa;


*Ministrarei a vida com ela, abençoarei e nunca amaldiçoarei ".



*RESPEITO PELA VIDA HUMANA

Ex.20.13
Respeitar a vida humana é dever fundamental para com o próximo. A vida vem de DEUS, e é santa em si, sua finalidade. Ninguém tem o direito de tirá-La. A legislação mosaica estabelece a pena de morte para os seguintes casos:
Assassinato por morte deliberada Ex.21.12;
Morte por malícia - a intenção não era matar, mas a vítima vinha a morrer  - num.35.18-21.


JESUS INTERPRETA O SEXTO MANDAMENTO. - MT 5.21
Ao interpretar a lei, Jesus desceu a raiz do mal: as causas geradas das atitudes e dos atos. Para ele o mal não reside só no fato consumado, mas no motivos e tendências que se aninham no coração do homem.
Por isso Jesus classificou de réu, sujeito as penalidades, aqueles que, embora não tenham de fato matado alguém, mas em seu coração deu lugar ao sentimento que produz um assassinato, ou seja, desejo de morte, que é:
Cólera, malícia e a maledicência.







O QUE ERA O JUÍZO?
Juízo era um tribunal regional constituído de sete homens que tinham direito de condenar o réu a morte de espada. Alem disso, Jesus ensinou que o mandamento “Não mataras” compreende também o respeito a personalidade do próximo, e não somente a vida. 
A injúria;
O vilipêndio;
O menosprezo;
A afronta ao semelhante, são pecados tão horrorosos quanto homicídio.
Por isso Jesus ensinou que:
Chamar  o irmão de raca se constitui  em crime digno de ser julgado pelo sinédrio, Um termo de reprovação usado pelos judeus, que significa "sem valor".Quem disser a seu irmão, Raca , será réu do conselho. - Mat 5. v. 22;
Sinédrio era um tribunal constituído de setenta homens e podia condenar a morte por apedrejamento e ainda mais.
Se alguém chamasse o outro de  louco, seria réu do fogo do inferno (MT 5.22). Chamar alguém de louco era como considerá-lo nao-refinado materialista e tremendamente profano, que não valia nada.
Segundo o senhor Jesus, a respeito do sexto mandamento envolve não apenas a vida mas também a própria personalidade da pessoa, seu nome e sua honra.



*O DEVER DO AMOR - 1ª Jo 3.15-18; 4.20-21
O ódio e a essência do crime. O ato de homicídio é apenas a exteriorização do pecado já existente no íntimo do criminoso. Daí a afirmação do versículo 15.
 Somente o amor pode evitar o domínio do ódio pela cólera. O evangelho é a religião do amor. Na sua moral não basta que o homem não mate é preciso que ame e nisso é que se manifesta a autenticidade do evangelho; como a religião provinda do coração de DEUS. É e  amando o próximo que o servo de DEUS demonstra evidencia QUE TAMBEM ama o próprio DEUS. Jamais alguém poderá conservar atos ostensivos que destroem a ética e os sentimentos humanos. É em momentos que absurdos são cometidos contra a integridade do próximo:
Fazer acepção de pessoas;
Escarnecer das pessoas;
ou considerá-las desprezíveis aos próprios olhos.
O RACISMO E QUALQUER TIPO DE MORTE  FICARIA IMPUNE DIANTE DE DEUS?
O CULTO A DEUS só é aceitável quando o cultuador está em paz com DEUS e com seu semelhante.


Deus receber qualquer oferta de um coração puro, ou seja, de quem perdoa e ama..
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,"  (Mateus 5 : 23)


"Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."  (Mateus 5 : 24)

*O QUE É A FALTA DE PERDÃO?
Fraqueza;
Orgulho;
Falta de maturidade, etc.
Os fracos são pessoas incapazes de vencer, seja forte!
O orgulho é soberba e falta de humildade que conduz ao caminho da rebelião.
Ex: A rebelião de Lúcifer contra DEUS;


*SOLUÇÃO
Reconhecer que o que estamos sentindo é pecado e arrepender-nos de senti-lo (Hb.12:14);


Confissão e Arrependimento: (SL 32:3) "Quando eu guardei silêncio, secaram os meus ossos....“


(1 JO 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.“


...e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar."  (Miquéias 7 : 19b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário